
A criação de uma cultura de sustentabilidade exige, para além da preocupação com o desempenho económico, uma gestão eficiente dos riscos e uma tomada de decisão responsável que leve em consideração o bem-estar dos stakeholders, da comunidade e do meio ambiente.
A FastFiber pretende minimizar os impactos negativos sobre os recursos naturais e o meio ambiente, estando comprometida com a melhoria contínua do seu desempenho em termos de ESG e com o cumprimento de todos os requisitos legais e regulamentares relevantes. A Política de Sustentabilidade é baseada nos princípios e valores de ética e integridade contidos no Código de Ética e Conduta da Empresa, que norteia a atividade da FastFiber, e que a Empresa acredita ser a base para o estabelecimento e consolidação de relações de confiança com todas as partes interessadas.
O Código de Ética e Conduta inclui objetivos de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), nomeadamente a política antidiscriminação e de prevenção de assédio.
Trata adicionalmente das medidas de prevenção da corrupção enquadradas pelo Regime Geral da Prevenção da Corrupção e infrações conexas (RGPC), no âmbito do qual se desenvolveu o Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e infrações conexas (PPR). O Código de Ética e Conduta inclui ainda informação sobre o canal de denunciantes e mecanismos de execução, bem como as normas relativas à proteção dos denunciantes, internos e externos.
Os stakeholders externos podem denunciar qualquer situação ou suspeita de irregularidade através de e-mail dirigido a dois membros da Equipa de Gestão (ceo@fastfiber.pt, cfo@fastfiber.pt, cmo@fastfiber.pt, cto@fastfiber.pt e generalcounsel@fastfiber.pt). Se o alvo da denúncia for um membro da Equipa de Gestão, esta deve ser enviada ao CEO e à General Counsel. Se a preocupação envolver o CEO ou a General Counsel, a queixa deve ser enviada à Presidência do Conselho de Administração, via e-mail para: chairmanfastfiber@nhip.nl.
Consulte aqui o Relatório de Avaliação Anual, referente ao ano de 2024, que decorre do cumprimento das obrigações do Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e infrações conexas (PPR).
da FastFiber
para 2026 e anos seguintes
Ambiente
Reduction Factor
Até final de 2026
Até final de 2027
Até final de 2035
Social
Governança
Relatório ESG 2025
A FastFiber produz anualmente um Relatório ESG que analisa a atividade da Empresa nos diferentes aspetos – Ambiental, Social e de Governança – destacando-se, para 2025, as seguintes realizações:
Os objetivos definidos pela FastFiber no âmbito do ESG estão enquadrados com os temas eleitos pela ONU para a promoção do desenvolvimento sustentável, sendo que a FastFiber identifica 7 ODS sobre os quais considera ter um impacto positivo direto:
Na FastFiber, trabalhamos para aproximar Portugal através da melhor ligação de fibra ótica, superando barreiras e criando um futuro mais conectado e acessível para todos. Descubra aqui as últimas novidades.