fasfiber services
Serviços
A FastFiber disponibiliza aos operadores acessos na sua rede PON (Passive Optical Network) e ligações ponto-a-ponto de fibra ótica escura, entre quaisquer dois pontos terminais distintos.
PON Network

 

Acessos FTTH que permitem aos operadores desenvolver serviços n-play para os seus clientes retalhistas, bem como ofertas diferenciadoras para o segmento empresarial.

 

A FastFiber disponibiliza aos operadores acessos na sua rede PON (Passive Optical Network – rede passiva de fibra escura com splittagem), especialmente vocacionados para suportar serviços retalhistas n-play (telefone, internet e televisão).

Este serviço também permite aos operadores disponibilizarem ofertas diferenciadoras para o segmento empresarial e ligações entre redes e plataformas, tanto próprias como entre operadores.

PON Network
Legenda:
OP CO – Central Office do Operador
FastFiber CO – Central Office da FastFiber
JSO – Junta de Splitting Ótico
PDO – Ponto de Distribuição Ótico

Vantagens

Autonomia na provisão e gestão de serviços retalhistas a clientes finais

Elevado grau de autonomia no desenvolvimento e prestação de serviços retalhistas inovadores e diferenciados

Atendimento técnico pós-venda prestado em regime 24 horas durante 7 dias por semana, com elevada capacidade para a resolução rápida e eficiente de problemas

Dark Fiber
Network

 

FastFiber ESG FastFiber ESG

Legend:
FastFiber CO – Central Office da FastFiber
dark fiber

Vantagens

Total autonomia e controlo de gestão do meio físico disponibilizado

Oferta competitiva e customizada

Elevado grau de autonomia no desenvolvimento e prestação de serviços retalhistas inovadores e diferenciados

Atendimento técnico pós-venda prestado em regime 24 horas durante 7 dias por semana, com elevada capacidade para a resolução rápida e eficiente de problemas

Regulação

 

Enquanto operador de redes e serviços de comunicações eletrónicas registado em Portugal, a FastFiber presta regularmente informação às entidades competentes no mercado nacional, cumprindo todos os requisitos regulatórios e legais para a definição, implementação e operacionalização dos serviços que presta aos seus clientes.

Regulation Regulation

Oferta Regulada de Acesso Passivo à Rede de Fibra

A ANACOM aprovou, a 27 de dezembro de 2023, a Decisão sobre a Análise de Mercados de Acesso a Infraestruturas Físicas, Acesso Local Grossista num Local Fixo e Acesso Central Grossista num Local Fixo (“Decisão”), que veio, nomeadamente, determinar que o Grupo Altice detém poder de mercado significativo no mercado de acesso local grossista num local fixo nas áreas identificadas na Decisão, impondo-lhe um conjunto de obrigações regulatórias, incluindo a necessidade de serem publicadas ofertas de referência para acesso grossista à rede de fibra ótica das empresas que pertencem ao Grupo Altice (onde se inclui a FastFiber – Infraestruturas de Comunicações, S.A. – “FastFiber”) nessas áreas, nas modalidades de acesso desagregado a fibra ótica (PON/ODF unbundling) e de acesso bitstream a fibra ótica.

Em cumprimento da Decisão, a FastFiber disponibiliza, aos operadores e prestadores de redes e/ou serviços de comunicações eletrónicas devidamente habilitados pela ANACOM para atuar no território nacional, a Oferta Regulada de Acesso Passivo à Rede de Fibra, na modalidade de acesso desagregado a fibra ótica (PON/ODF unbundling), para acesso à sua rede nas áreas indicadas.

A Fibroglobal, empresa detida pela FastFiber, em cumprimento da mesma Decisão, disponibiliza também, aos operadores e prestadores de redes e/ou serviços de comunicações eletrónicas devidamente habilitados pela ANACOM para atuar no território nacional, uma Oferta Regulada de Acesso Passivo à Rede de Fibra para acesso à sua rede nas áreas indicadas, a qual pode ser consultada aqui.